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Trimestral | Nº 02 - 2019
Formação Avançada

Doutoramento em Linguística
A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB - Uma investigação-ação com alunos do 4º ano
Maria Elisabete da Cruz Cardoso

A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB  - Uma investigação-ação com alunos do 4º ano

Orientação:  Ana Alexandra Silva & Pedro Balaus Custódio

Este trabalho visa investigar a evolução dos alunos, em fase inicial da aprendizagem da escrita, através da análise textual que evidencia a ativação de algumas dimensões da consciência linguística e o desenvolvimento da escrita argumentativa. Para tal, demos ênfase às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de alfabetização dos alunos, de modo a facilitar as aprendizagens nos domínios da leitura, da aquisição lexical e interpretação de texto. Neste sentido, foi realizada uma intervenção pedagógica nas aulas de português, com uma turma de 4º ano de escolaridade, constituída por vinte e dois alunos, em que foram propostas tarefas que, do ponto de vista teórico, favorecem a emergência e o desenvolvimento de atividades de argumentação. Dada as características textuais-discursivas do texto de opinião, podemos afirmar que este género exige que os alunos tenham disponíveis competências textuais, como a consciência do modelo de texto e recursos linguísticos, como conjunções causais, condicionais e contrastivos (Costa, 2010, 2015; García, 1999); uma vez que, em grande parte,  são eles que possibilitam ao produtor do texto atingir os seus objetivos discursivos. Assim, neste trabalho procurámos perceber, de igual modo, a evolução dos alunos no uso destes conetores. Para a caracterização dos elementos que dizem respeito à macroestrutura destas produções escritas dos alunos, procedemos a uma análise de sequências textuais, considerando os tópicos comuns a outros estudos sobre argumentação em contexto de escolarização (Brassart, 1990; Leal e Morais; 2006; Marques, 2010). Para dar resposta aos nossos objetivos, recorremos a uma metodologia predominantemente qualitativa, embora combine métodos qualitativos e quantitativos, sendo a investigação-ação o design escolhido, por permitir uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, fundamental para o aperfeiçoamento da nossa prática educativa e pedagógica. Relativamente às técnicas quantitativas elaborámos dois inquéritos aos alunos para apurar a ligação deles à leitura, antes e depois do estudo. Quanto às técnicas qualitativas, procedemos à recolha documental, observação direta e análise de um corpus de registos escritos ao longo das sessões de trabalho (antes e depois do estudo).Os dados qualitativos e quantitativos foram tratados e, posteriormente, apresentados em gráficos e tabelas dando lugar a uma análise de resultados e respetivas conclusões. Assim, os resultados evidenciam que a competência escrita de textos argumentativos é passível de aperfeiçoamento, através da interiorização do género textual e do aprofundamento da competência metalinguística. Após a intervenção na turma, observámos que houve melhorias na escrita dos alunos, quer no desenvolvimento mais eficaz da argumentação em que esta surge mais explícita, quer no uso de conetores discursivos.