Orientação: Maria de Fátima Nunes & Armando Barreiros Malheiro da Silva
Co-Orientação: Eliany Alvarenga de Araújo
Trata esta Tese do Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias, inserido nos contextos de desenvolvimento de políticas econômica, educacional e de ciência e tecnologia ocorridas no Brasil na segunda metade do século XX. Tem por objetivo principal analisar historicamente o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU - 1986) como planejamento para a biblioteca universitária como instrumento político para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil na década de 1980. Os recursos metodológicos empregados foram: a pesquisa documental, descritiva, e para análise, o Discurso do Sujeito Coletivo. Esta política para biblioteca universitária brasileira resultou da prática científica desenvolvida no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), considerando uma conjuntura de contextos favoráveis associados a atores (indivíduos e instituições), que ao examinarem a realidade da biblioteca universitária e constatarem que a mesma não atendia, de forma eficiente, à demanda informacional dos pesquisadores nas Universidades, propuseram e executaram uma nova arquitetura organizacional para a biblioteca universitária transformando-a em centro de excelência para informação científica nas Universidades brasileiras. Criado em 1986 com 12 diretrizes e 46 ações o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU – 1986) modernizou a biblioteca universitária transformando-a num espaço de democratização do conhecimento científico e tecnológico, sendo considerado, um paradigma para o planejamento bibliotecário do Brasil contemporâneo.
Palavras-chave: Plano Nacional de Biblioteca Universitária (PNBU). Biblioteca Universitária. Ciência e Tecnologia. Planejamento Bibliotecário Brasileiro