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Trimestral | Nº 02 - 2019
Formação Avançada

Doutoramento em Linguística
A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico; as implicações da leitura na escrita. Um estudo nos Agrupamentos de Escolas de Soure e Montemor-o-Velho
Ana Paula Gonçalves Neves Rodrigues

A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico; as implicações da leitura na escrita. Um estudo nos Agrupamentos de Escolas de Soure e Montemor-o-Velho

Orientação:  Maria João Marçalo & Pedro Balaus Custódio 

No paradigma atual da esfera ensino-aprendizagem, altamente impulsionado pelos modelos comunicacionais, exigem-se metodologias adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de alcançar o sucesso educativo.  O presente trabalho apresenta resultados empíricos sobre os fatores condutores a hábitos de leitura nos alunos do primeiro ciclo em escolas localizadas em onze freguesias do concelho de Soure e vinte e quatro professores das  treze freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. Perspetiva - se aferir a implicação do desenvolvimento da consciência linguística e dos hábitos de leitura na escrita em Língua Portuguesa e esta, por sua vez, no entendimento transversal do sucesso educativo em Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. Para tal, e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (aluno, família, escola, biblioteca e professor), como atores preponderantes na criação de hábitos de desenvolvimento da consciência linguística, de leitura nos alunos, e consequentemente, na avaliação final do domínio da fluência leitora. Seguidamente, testou-se a relação existente entre a leitura e a escrita em Língua Portuguesa. Por fim, pretendeu-se com este modelo, analisar a importância da escrita em língua portuguesa na sua influência em todo o sucesso educativo, e testar se o género dita regras diferenciadas nesta matéria, designadamente na predisposição dos professores na aplicação de modelos diferenciados nas escolas bem como as suas estratégias de ensino da leitura e a frequência da biblioteca escolar. 

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Biblioteca, a Família e o Sucesso Educativo