NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2019
Investigação & Divulgação

No âmbito das Atividades do IHC – CEHFCi – Uévora
Noite Europeia dos Investigadores dá seus primeiros passos em Évora

Noite Europeia dos Investigadores dá seus primeiros passos em Évora
Abertura da Conversa “Ciência no feminino: desafios e vivências”, na Sala de Leitura da Biblioteca Pública de Évora. Fotografia de Amanda Morais | Oficina “Expressão no barro: o figurado de cada um”, realizada pelo artista e estudante de doutoramento do CHAIA, Tiago Cabeça. Fotografia de Renato Morais Martins.

Antes de ocuparmos a Praça do Giraldo com ciências, artes, práticas e histórias, o projeto “Ciência na Cidade” começou suas primeiras acções de divulgação em Évora, no mês de março.

Em 29 de Março de 2019 foi realizada a iniciativa “Ciência no feminino: desafios e perspectivas”. Aproximadamente 50 pessoas participaram de uma conversa com mulheres cientistas sobre os desafios que enfrentaram e enfrentam no seu quotidiano enquanto mulheres. Preconizou-se propiciar um espaço de partilha de experiências e motivar as gerações mais novas para o ingresso na investigação. Para tanto, foram convidadas mulheres com percursos profissionais relevantes na ciência e na comunidade académica: Catarina Miguel (Laboratório HERCULES), Isabel Lousada (CICS.NOVA.FCSH e Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas – AMONET) e Rosalinda Costa (Pró-Reitoria da Universidade de Évora). Dinamizaram a conversa: Saudade Baltazar (CICS.NOVA.UÉvora) e Maria de Fátima Nunes (IHC – CEHFCi – Uévora). A seguir, foi promovida uma visita guiada na exposição fotográfica: “A Mulher nas Colecções do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora”, por sua curadora e também investigadora associada do IHC – CEHFCi – Uévora, Carmen Almeida. A iniciativa teve lugar na Biblioteca Pública de Évora e também marcou o encerramento desse espaço ao público, pelo período de um ano, para reformas estruturais.

Já no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios da UNESCO, em 11 de abril de 2019 o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo recebeu uma intensa programação de actividades pelas quais passaram mais de 200 pessoas. Com objectivo de destacar as diversas valências de Évora como espaço científico, histórico e cultural, foram realizadas oficinas livres com barro, desenhos, jogos, conversas com investigadores, demonstrações de objectos, equipamentos e experimentos.

Além disso, foi realizado o lançamento de uma série de roteiros sobre o património científico: Évora ComCiência – percursos. Esses roteiros ainda estão em revisão, mas estão disponíveis para consulta: http://www.hercules.uevora.pt/EvoraComCiencia/ .

Estas primeiras iniciativas integraram um conjunto de actividades preparatórias, que culminarão na realização de um grande evento de divulgação científica, a Noite Europeia dos Investigadores no dia 27 de setembro de 2019, na Praça do Giraldo. Tais ações estão inseridas no projeto “Ciência na Cidade”, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie. O projeto resulta de um consórcio entre a Universidade de Évora, a Universidade do Minho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa sob coordenação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Em Évora, além da Universidade também contamos com os apoios da Câmara Municipal de Évora e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Mariana Soler