NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2019
Investigação & Divulgação

No âmbito das atividades do CHAIA
Malagueira: Património de Todos

Malagueira: Património de Todos
Caderno 1, p.23, março de 1977

A mais recente Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial da UNESCO incluiu um conjunto de obras de Álvaro Siza Vieira que integra o Bairro da Malagueira em Évora. Este projeto urbano, para a Quinta da Malagueira, iniciado em 1977, ocupa cerca de 27ha, privilegia as ligações à cidade histórica intramuros (classificada em 1986 como Património Mundial da UNESCO) e desenvolve-se com grande sensibilidade no terreno e na paisagem. As 1200 unidades habitacionais modulares e evolutivas desenvolvidas em um ou dois pisos, a estrutura unificadora da conduta e os espaços públicos constituem hoje um território de enorme qualidade espacial e arquitetónica, apesar dos equipamentos públicos não terem sido, ainda, construídos.

Considerou-se imperativo investigar, identificar, reconhecer e sistematizar os valores de autenticidade, integridade, singularidade e o valor universal excecional deste projeto / obra de modo a contribuir para a sua classificação e permitir desenvolver o plano de gestão deste bairro.

A primeira ação de pesquisa visa recolher e consolidar um corpus de conhecimento documental e teórico existente sobre esta obra. Iremos centrar a investigação no desenho e nos seus cadernos enquanto metodologias de reflexão pelo/no e sobre o projeto, bem como nos objetos construídos e não construídos.

A informação e conhecimento recolhido será sistematizado como potencial para o desenvolvimento de uma carta patrimonial da Malagueira e duma nova marca turística - MALAGUEIRA.PT - que integrará valores culturais, arquitetónicos, históricos, sociais e científicos.

Através de novas TICs para aplicações móveis de realidade aumentada (possível patente EPO) serão produzidos novos significados e novos conteúdos para os stakeholders através do confronto entre o edificado atual e o não construído. São criadas oportunidades para novos entendimentos da Malagueira e para o reconhecimento do valor do seu projeto. A pesquisa e o processo promoverão a participação democrática da comunidade com ênfase na capacitação dos residentes.

Pretende-se construir e promover uma da rede inicial de parceiros que inclua os habitantes e associações locais, como a Junta de Freguesia e a autarquia, o Departamento Regional de Cultura e a ICOMOS, assim como os responsáveis pelo arquivo de Álvaro Siza Vieira (Drawing Matter, Canadian Centre for Architecture, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Serralves). Os primeiros são responsáveis pela vida e tutela jurídica e patrimonial. Os últimos são responsáveis pela preservação do acervo de Álvaro Siza Vieira em termos de documentação e projetos. Todos os parceiros estão motivados para o valor cultural da obra de Álvaro Siza Vieira e para a participação da comunidade no processo.

Além da produção científica, a investigação produzirá conteúdos artísticos e exposições sobre os três domínios principais da ENEI (Património Moderno, Turismo e TIC). A aplicação móvel de realidade aumentada permitirá novas possibilidades de interpretação, desenvolvidas como uma ferramenta pedagógica e de investigação, detalhadas em 3 workshops, um seminário e um congresso internacional.

Pretende-se estender esta rede a outros parceiros, que tutelam outras obras do Álvaro Siza Vieira, partilhando resultados e metodologias e aumentando o efeito adicional desta investigação, assim como permitirá que alguns dos resultados assumam a autonomia da investigação podendo vir a ser utilizados por outros parceiros.

O caráter inovador desta pesquisa é demonstrado pela natureza transversal da investigação e da metodologia proposta para sua realização pelo conceito de "investigação pelo projeto". Propõe-se ainda a articulação entre as TICs de realidade aumentada, o design gráfico, o turismo e os valores patrimoniais.

A equipa de investigação, que integra investigadores da Universidade de Évora, de Lisboa e de Coimbra, é constituída por investigadores experientes, transdisciplinares, que trabalham sobre o património, o turismo, a paisagem, a Malagueira ou Álvaro Siza Vieira proporcionando assim uma abordagem transversal e transdisciplinar, provando a consistência interna do projeto, a evidência de uma investigação aprofundada e uma interligação entre a investigação e o ensino.

AUTOR

Guilherme, Pedro - IR

Salema, Sofia – CoIR

malagueira@uevora.pt