NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do Ensino Secundário: Uma pesquisa extensiva no distrito de Portalegre
Carlos Manuel Barbas do Rosário

O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do Ensino Secundário: Uma pesquisa extensiva no distrito de Portalegre

Orientação:  Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça & Fernando José Fraga de Azevedo 

Este trabalho procura estudar, com recurso à metodologia de pesquisa extensiva e com base na técnica do inquérito por questionário, as práticas de leitura de livros numa amostra representativa de alunos do Ensino Secundário num distrito do território português (Portalegre). Procura situar-se esse conjunto de práticas leitoras muito concretas no leque de atividades culturais desenvolvidas por essa população juvenil, bem como relacioná-las com outras formas e suportes de leitura num contexto contemporâneo de mudança comunicativa. A par do estabelecimento de grandes tendências de conjunto no que respeita à relação com o livro, a pesquisa tenta esclarecer dimensões de fratura ou de desigualdade originadas em planos associados a variáveis clássicas como o sexo/género, a idade, a origem social, os percursos escolares. São trabalhados em simultâneo os níveis leitores e os objetos de leitura evidenciados pela recolha e essa informação é enquadrada pelas pesquisas nacionais e internacionais neste setor de conhecimento. 

Palavras-chave : Atividades de lazer, práticas culturais, hábitos de leitura, cultura de leitura, classe leitora, níveis leitores, bibliotecas, meio de comunicação de massas, cultura digital, livros.