Orientação: Carlos Alberto da Silva
Decorrida uma década da implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora, importa interrogar as perspetivas dos diferentes atores sobre a sua experiência e vivência do processo na instituição, e analisar as tendências da sua evolução até 2020.
Para o desenvolvimento do estudo adaptou-se um modelo de diagnóstico sociológico dos dilemas e desafios da organização da oferta formativa na Universidade de Évora, nos termos do Processo de Bolonha iniciado no ano letivo de 2006/2007, ancorada numa perspetiva teórico-metodológica que privilegiou os horizontes de uma análise estratégica da ação organizada. Para efeitos da recolha de dados, o estudo foi realizado através de procedimentos quali-quantitativos, tendo sido aplicados 109 questionários e realizadas 14 entrevistas semidirigidas a atores-chave, cujos resultados permitiram identificar e caracterizar as lógicas e demais controvérsias e desafios do Processo de Bolonha na Universidade de Évora.
Os principais resultados do estudo sugerem uma forte influência de certos agentes externos no processo (Governo - MCTES, A3ES) e no contexto organizacional, mediada por um sistema interno e externo da ação organizada, onde os aspetos gerais da governação, a interiorização do Processo de Bolonha, os recursos financeiros, os recursos tecnológicos e equipamentos de apoio ao ensino e investigação, bem como as políticas governamentais e setoriais, marcam um lugar privilegiado de passagem. Assinalam-se ainda como principais fatores críticos de sucesso do Processo de Bolonha na Universidade de Évora, as dinâmicas de ação organizada relacionadas com a monitorização e avaliação contínua do processo, as medidas de apoio ao sucesso académico, a melhoria contínua da qualidade do funcionamento das unidades curriculares, as medidas de apoio à cooperação interinstitucional, e medidas de apoio à mobilidade académica, entre outras.
Em síntese, as tendências de evolução do Processo de Bolonha na Universidade de Évora são prisioneiras de várias cenarizações, entre as quais se destaca a hipótese de que “para alcançar a melhoria contínua da qualidade dos serviços e a certificação na Universidade de Évora é determinante a implementação das normas reguladoras dos procedimentos relacionados, direta e indiretamente, com o Processo de Bolonha”, aliada à noção de que “a liderança participada no desenvolvimento do Processo de Bolonha está dependente do grau de envolvimento dos atores internos (alunos, docentes e não docentes) na vida organizacional”.
Palavras chave: Universidade de Évora, Bolonha, Adequação, Diagnóstico, Tendência.