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Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Sociologia
Diagnóstico  Sociológico  do  Processo  de  Bolonha na Universidade de Évora. Uma análise das perspetivas e tendências.
Maria de Fátima Zacarias

Diagnóstico  Sociológico  do  Processo  de   Bolonha  na  Universidade  de  Évora.  Uma  análise das perspetivas e tendências.

Orientação:  Carlos Alberto da Silva

Decorrida uma década da implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora, importa interrogar as perspetivas dos diferentes atores sobre a sua experiência e vivência do processo na instituição, e analisar as tendências da sua evolução até 2020. 

Para  o  desenvolvimento  do  estudo  adaptou-­se  um  modelo  de  diagnóstico  sociológico  dos  dilemas e desafios da organização da oferta formativa na Universidade de Évora, nos termos do Processo de Bolonha iniciado no ano letivo de 2006/2007, ancorada numa perspetiva teórico-­metodológica que privilegiou os horizontes de uma análise estratégica da ação organizada. Para efeitos da recolha de dados, o estudo foi realizado através de procedimentos quali-­quantitativos, tendo sido aplicados 109 questionários e realizadas 14 entrevistas semidirigidas a atores-­chave, cujos resultados permitiram identificar e caracterizar as lógicas e demais controvérsias e desafios do Processo de Bolonha na Universidade de Évora. 

Os principais resultados do estudo sugerem uma forte influência de certos agentes externos no processo  (Governo  -­  MCTES,  A3ES)  e  no  contexto  organizacional,  mediada  por  um  sistema  interno e externo da ação organizada, onde os aspetos gerais da governação, a interiorização do Processo de Bolonha, os recursos financeiros, os recursos tecnológicos e equipamentos de apoio ao ensino e investigação, bem como as políticas governamentais e setoriais, marcam um lugar privilegiado de passagem. Assinalam-­se ainda como principais fatores críticos de sucesso do  Processo  de  Bolonha  na  Universidade  de  Évora,  as  dinâmicas  de  ação  organizada  relacionadas com a monitorização e avaliação contínua do processo, as medidas de apoio ao sucesso  académico,  a  melhoria  contínua  da  qualidade  do  funcionamento  das  unidades  curriculares,  as  medidas  de  apoio  à  cooperação  interinstitucional,  e  medidas  de  apoio  à mobilidade académica, entre outras. 

Em síntese, as tendências de evolução do Processo de Bolonha na Universidade de Évora são prisioneiras de várias cenarizações, entre as quais se destaca a hipótese de que “para alcançar a  melhoria  contínua  da  qualidade  dos  serviços  e  a  certificação  na  Universidade  de  Évora  é  determinante a implementação das normas reguladoras dos procedimentos relacionados, direta e indiretamente, com o Processo de Bolonha”, aliada à noção de que “a liderança participada no desenvolvimento do Processo de Bolonha está dependente do grau de envolvimento dos atores internos (alunos, docentes e não docentes) na vida organizacional”. 

Palavras chave:  Universidade de Évora, Bolonha, Adequação, Diagnóstico, Tendência.