NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL. A intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil)
Maria da Luz Lima Sales

A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA  COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA  EDUCAÇÃO MULTICULTURAL. A intervenção didática em uma escola de Belém  (Brasil)

Orientação:  Ângela Balça

A pesquisa apresentou como tema central a Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural, em vista de haver no Brasil um contexto de violência e discriminação contra povos indígenas que vivem neste país antes mesmo da colonização em 1500 pelos portugueses. De natureza qualitativa e naturalista, a investigação empregou entrevistas semiestruturadas a discentes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola de Belém (Brasil) no primeiro semestre de 2017, compondo-se basicamente de duas partes e com objetivos diferentes. Para a primeira, intentou-se conhecer, nos alunos, as atitudes e concepções acerca das populações e culturas indígenas, percebendo sua receptividade em relação à cultura e literatura indígenas. Na segunda parte, buscou-se alcançar o nível de conhecimento dos discentes em relação a essa cultura, incentivando maior respeito pelo nativo brasileiro bem como por sua cultura. Empregou-se, além de pesquisa em documentos e observações colhidas em notas de campo, a intervenção em sala de aula, consubstanciada em dez oficinas, nas quais foram aplicadas as histórias da Literatura Infantil Indígena narradas tanto por escritores indígenas como por não indígenas e também inúmeros outros recursos didáticos, como meio de inovar as práticas no ambiente escolar e, assim, minorar atitudes preconceituosas e intolerantes em relação às sociedades indígenas e seu ethos, fazendo com que estas possam ser respeitadas e valorizadas em plenitude. De modo conclusivo, constataram-se pequenas modificações que se constituíram nas concepções dos sujeitos-crianças, em relação à cultura indígena. Tais mudanças, conquanto não serem absolutas, dão indícios de que ações didáticas como esta, junto a um trabalho constante e sistemático sobre a literatura e a cultura indígenas, poderão contribuir sucessivamente para a mudança de atitude da sociedade em relação aos povos indígenas. 

PALAVRAS-CHAVE:  Educação multicultural, escola, Literatura Infantil Indígena, cultura indígena, discriminação racial.