Orientação: Carlos Manuel Rodrigues Vieira & Maria da Conceição Peixe Rego
As Instituições de Ensino Superior (IES) são, presentemente, consideradas basilares para o desenvolvimento económico das regiões e dos países. Através das suas principais funções: a formação de capital humano, a criação de conhecimento e a transferência de know-how, as IES colocam à disposição das sociedades, ativos valiosos e determinantes para competitividade e sustentabilidade das regiões. Para além do importante papel das IES como fornecedoras de outputs, verifica-se também a relevante influência das IES nas regiões, enquanto compradoras de inputs. A ótica das IES como agentes económicos consumidores de bens e serviços (inputs), tem sido a abordagem mais utilizada nos estudos de avaliação de impacte económico das IES sobre a região, e através dos quais, inequivocamente, se tem evidenciado a importância económica das instituições nas suas regiões. Contudo, e dada a importância dos outputs das IES para a construção de economias mais sólidas e sociedades mais justas, é relevante analisar a importância do ensino superior para a região, considerando também as IES como fornecedoras de outputs. Assim, o presente estudo propõe-se avaliar como é que as IES em Portugal contribuem para a região, considerando: o PIB per capita da região, o ganho médio mensal do trabalhador e os desempregados inscritos nos centros de emprego face à população ativa, e atendendo às IES, como produtoras e consumidoras, mas também à infraestrutura regional de conhecimento e ao próprio dinamismo da região. Para esta análise foi construído um painel de dados, com variáveis provenientes de fontes oficiais, para 8 anos e considerando as regiões portuguesas. Através do estimador de efeitos fixos, foram obtidos resultados, que permitem evidenciar a importância da função ensino das IES sobre o desenvolvimento regional.
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior, formação de capital humano, criação de conhecimento, transferência de know-how, regiões, desenvolvimento económico