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Trimestral | Nº 04 - 2018
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Música e Musicologia
O Legado de Pablo de Sarasate
Lígia Maria Silva

O Legado de Pablo de Sarasate

Orientação:  Vanda de Sá

Tese sobre o papel de Pablo de Sarasate como violinista/compositor e a sua contribuição para o desenvolvimento da técnica violinística.Pretende-se demonstrar por que motivo as obras de virtuosidade são importantes e dar a conhecer o contributo de Sarasate para o desenvolvimento da técnica violinística através de composições diversas como fantasias e reminiscências de óperas, peças de salão ou obras inspiradas por peças populares Europeias, demonstrando, assim, o importante papel pedagógico do violinista espanhol, embora este nunca se tenha dedicado ao ensino.É dada especial atenção ao fenómeno da virtuosidade, do virtuosismo no Século XIX e a Paganini e Liszt, que se constituíram como os dois principais virtuosi que abriram caminho para Sarasate. Este violinista, distingue-se por ter escrito obras curtas com especificidades técnicas isoladas de uma tal forma no contexto do discurso musical, que se constituem, em grande medida, como estudos musicais de concerto e, no caso particular do seu legado, é analisado o seu duplo papel como violinista e compositor.Um dos objectivos deste trabalho é o de preencher lacunas no campo do conhecimento e aprofundar a compreensão das obras de Sarasate através da análise das suas técnicas de composição que, de uma maneira progressiva, possibilitam a execução de repertório ambicioso sob o ponto de vista técnico. Serão abordados vários aspectos técnicos e analisados segundo um enfoque novo, na medida em que se deseja valorizar e avaliar a sua relevância no quadro do desenvolvimento técnico próprio aos estudos graduais.Em virtude de este ser um Doutoramento em Música e Musicologia na área de especialização de Interpretação, há lugar à realização de três recitais, nos quais são incluídas obras de Pablo de Sarasate e onde se poderão observar alguns dos problemas técnicos descritos nesta tese e a forma encontrada para os ultrapassar. Sublinha-se a complementaridade entre o estudo  ibliográfico e analítico e a praxis instrumental, uma vez que um dos aspectos inovadores desta tese recai precisamente nesta estreita articulação com a sistematização de problemas de  xecução violinística.
Palavras-chave: Sarasate, violino, virtuosidade, técnica, estudo.