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Trimestral | Nº 04 - 2018
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspectivas de Professores de Inglês
Maria Manuela Gamero

Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspectivas de Professores de Inglês

Orientadoras:  Marília Pisco Castro Cid e Maria Assunção Fernandes Flores

A presente investigação procura determinar, segundo a perspetiva de professores de Inglês, as implicações da avaliação do desempenho docente na aprendizagem dos professores e no seu desenvolvimento profissional, no atual contexto educativo.Com este objetivo, optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, com recurso às técnicas de inquérito por questionário (n=142) e de análise de incidentes críticos (n=12).Os resultados revelam um conhecimento amplo dos inquiridos sobre os normativos consubstanciados no modelo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD). Contudo, observamos ambiguidade e ambivalência nas questões centrais da ADD, especialmente em função dos anos de serviço. Por um lado, os docentes expressam concordância com a influência da ADD na aprendizagem, salientando os seguintes indicadores: reflexão, cooperação e promoção da formação do professor. Por outro lado, discordam, baseados nos indicadores subsequentes: burocracia, redução do tempo útil de trabalho, desmotivação, ausência de partilha de saberes, mau ambiente e conflito de interesses.Relativamente ao contributo da ADD para o Desenvolvimento Profissional do Professor (DPP), observa-se aquiescência dos docentes sobre os propósitos formativos e discrepância sobre os propósitos sumativos da ADD, reconhecendo a importância da autoavaliação para a aprendizagem do professor, e revelam indefinição sobre o contributo do relatório anual de autoavaliação para o DPP. No referente ao Projeto Docente, a maioria dos inquiridos desconhece o mesmo. Porém, aqueles que o conhecem sublinham a reflexão, a planificação, a concretização e a aferição das metas e objetivos definidos na ADD como contributos para o DPP.Quanto aos aspetos a melhorar, salientamos o reforço da supervisão da prática pedagógica, centrada na observação de aulas, como processo contínuo e compartilhado entre avaliados e avaliadores, quer internos, quer externos, e uma maior autonomia e participação dos professores no processo de ADD, para aumentar a articulação entre a ADD e o DPP, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e da escola, numa verdadeira comunidade de aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação do Desempenho Docente; Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional do Professor; Professores de Inglês, Anos de serviço.