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Trimestral | Nº 04 - 2018
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
A inclusão escolar dos alunos com Síndrome do X Frágil nos anos iniciais de escolaridade, na perspetiva dos pais e dos professores, em Portugal e no Brasil
Monaliza Ehlke Haddad

A inclusão escolar dos alunos com Síndrome do X Frágil nos anos iniciais de escolaridade, na perspetiva dos pais e dos professores, em Portugal e no Brasil

Orientador:  Vitor Daniel Ferreira Franco

Esta investigação incide sobre a inclusão escolar dos alunos com SXF nos anos iniciais de escolarização, na perspetiva de pais e professores, em Portugal e no Brasil. A Síndrome do X Frágil é a principal causa hereditária de Deficiência Intelectual, afetando mais o sexo masculino do que o feminino. Resulta de uma alteração do gene FMR1, responsável pela proteína FMRP, fundamental para o desenvolvimento.A pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão escolar dos alunos com SXF. Os objetivos específicos consistem em compreender como a escola realiza o processo de inclusão dos alunos com SXF, explicitando como a família percebe a inclusão escolar dos filhos com SXF; as condições referentes aos aspetos físicos, sociais e pedagógicos, as adaptações curriculares desenvolvidas com os alunos, as dificuldades e apoios pertinentes ao processo educativo.Nesta investigação foi utilizada uma metodologia qualitativa na perspectiva interpretativa, com uso da técnica de análise de conteúdos, foram usadas entrevistas semi-estruturadas, contendo questões específicas para pais e professores. Os conteúdos foram organizados em categorias e subcategorias interpretativas, de acordo com estudo de caso (multicasos). Utilizamos o software de análise qualitativa de dados Atlas TI como ferramenta técnica.As análises realizadas permitiram interpretar nas percepções dos sujeitos quanto a adaptação curricular; definição dos apoios; necessidade de profissionais especializados, recursos didático-pedadagógicos e da organização escolar.Revelaram-se desafios pertinentes à formação inicial, apontando para uma política de formação continua de professores para potencializar o processo formativo a ser desenvolvido pelas Universidades, fomentar a aquisição e utilização de recursos para apoiar as aprendizagens e fortalecer a inclusão escolar dos alunos com a SXF promovendo uma prática inclusiva pautada no direito à aprendizagem.
Palavras-chave: Inclusão Escolar; Síndrome do X Frágil; Perturbações do Espectro do Autismo; Deficiência Intelectual; Ensino Básico.