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Trimestral | Nº 04 - 2018
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática
Mercedes Martinez

A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática

Orientadoras: Ana Paula Canavarro Teixeira e Ana Isabel da Cruz Ferreira Matos
A presente investigação centrou-se na exploração das conexões entre a Dança e a Matemática, dando origem ao projeto MatDance. O seu objetivo geral foi analisar o desenvolvimento de atitudes, a aprendizagem de conceitos matemáticos e o desenvolvimento de capacidades transversais, em especial, de representação matemática, conseguidos pelos alunos, no âmbito deste contexto interdisciplinar. Pretendeu ainda compreender a forma como o MatDance contribuiu para o seu sucesso. O quadro teórico contemplou duas áreas de conhecimento, a Dança e a Matemática, bem como as conexões que se estabelecem entre ambas, com finalidades educativas. Assumiu-se que os alunos podem usufruir de maior sucesso quando lhes são proporcionados contextos significativos para o desenvolvimento das suas capacidades e para a aquisição de conhecimentos que permitam uma abordagem integrada de diversas áreas.A investigação baseou-se em design, concretizando-se numa experiência de ensino realizada em 2015/2016, com uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal. A experiência foi suportada em tarefas que incluíam a aprendizagem de danças e convocavam a Matemática presente nessas danças, tendo em conta os conteúdos programáticos e abordando-os com recurso a representações múltiplas.Foram recolhidos múltiplos dados provenientes dos alunos (questionários, reflexões escritas e produções matemáticas), do professor da turma (entrevistas) e da observação direta das atividades, o que permitiu uma triangulação sólida. A análise de conteúdo baseou-se em categorias ancoradas na teoria, conciliadas com as ideias emergentes aprimeira análise de dados.Conclui-se que as atitudes dos alunos, decorrentes do projeto MatDance, foram, globalmente, muito positivas e se refletiram em múltiplas dimensões, destacando-se o desenvolvimento pessoal. Relativamente aos conceitos matemáticos, os alunos adquiriram, sobretudo, os conhecimentos previstos no domínio da Geometria (em particular, relativos ao sentido espacial, explorado nas formações espaciais e nas figuras dançadas das danças tradicionais) e outros não previstos na área da Medida. Para além do uso de cada uma das distintas representações, os alunos revelaram também boa capacidade de realizar conexões entre estas, o que reforça a ideia de que este contexto facilitou a compreensão matemática.O sucesso dos alunos em muito se ficou a dever à integração da abordagem da dança tradicional e da matemática através da convocação de representações múltiplas, suscitadas pela necessidade de resolução de problemas realísticos da dança, bem como ao ambiente de inclusão, respeito e tolerância criado na vivência das atividades expressivas, que os alunos souberam apreciar e valorizar, incluindo na dimensão cultural.
Palavras-chave: Matemática; Dança; conexões; representações; tarefas matemáticas.