Orientadores: Freitas, Maria João & Gonçalves, Fernanda & Alves, Dina Caetano
A avaliação fonológica da criança em contexto clínico envolve o controlo de aspetos específicos, devendo permitir avaliar de forma detalhada, célere, eficaz e dirigida para a intervenção. Considerando estes aspetos, a presente investigação tem como objetivo principal desenvolver e validar um teste de avaliação fonológica infantil, assente em pressupostos de fonologia não-linear. O instrumento desenvolvido insere-se no âmbito de um projeto internacional, o Crosslinguistic Chid Phonolgy Project (CLCP), sedeado na University of British Columbia (Canadá).Na construção e validação da versão portuguesa do instrumento (CLCP-PE), contemplaram-se vários procedimentos para conferir validade e fiabilidade ao mesmo. Para a seleção dos itens, definiram-se critérios de natureza linguística e extralinguística, tendo sido usadas as seguintes variáveis fonológicas: i) inventário segmental (todas as classes naturais); ii) constituência silábica (Ataque simples, Ataque ramificado e Coda); iii) acento de palavra (contraste posição tónica /átona); iv) posição na palavra (inicial, medial, final); v) extensão de palavra (medida em número de sílabas).A versão inicial do CLCP-PE, com 157 palavras e 44 cenários complexos (imagens complexas, agrupadas por temas semanticamente relacionados), foi apresentada às crianças em suporte digital e em formato de história. O teste foi aplicado a 87 crianças com desenvolvimento linguístico típico e a 3 crianças com alterações fonológicas. Posteriormente, procedeu-se à validação das variáveis fonológicas testadas e validação psicométrica. É, assim, atestada a fiabilidade e validade do CLCP-PE (de constructo e de conteúdo), disponibilizando-se uma versão com 150 itens e 42 imagens. As variáveis fonológicas testadas mostraram-se, globalmente, relevantes e produtivas, tendo sido identificadas como estruturas mais problemáticas: i) as fricativas (estabilização do traço [anterior]); ii) a distribuição prosódica das líquidas; iii) a constituência silábica (Ataque ramificado e Coda); iv) o acento de palavra (posição átona nos grupos etários mais baixos); v) a posição na palavra (Coda medial); vi) a extensão de palavra (palavras polissilábicas).