NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Arqueologia
Mineração Romana no Complexo de Tresminas e Jales
Carlos António Moutoso Batata

Mineração Romana no Complexo de Tresminas e Jales

Orientação:  Jorge Manuel Pestana Forte de Oliveira & José António Paulo Mirão

No Capítulo I, intentou-se ilustrar o que foi a mineração desde a Pré-história à Época Romana. Procurou-se apurar o que as fontes clássicas e a epigrafia nos transmitiram sobre o assunto. Estudaram-se as características geológicas e mineralógicas de Tresminas e Jales. A concluir, referem-se os estudos científicos que foram realizados até à data.

O Capítulo II versa sobre a tecnologia e logística romana utilizadas na exploração do local, dando-se especial destaque ao moinho de pilões, pela sua singularidade e por representar “tecnologia de ponta” nas explorações mineiras de Época Romana.O Capítulo III versa sobre a cultura material, que nos fornece, através da sua evolução, cronologias para as diversas etapas da exploração.No último capítulo procura-se enquadrar a exploração mineira de Tresminas e Jales no contexto económico e político da conquista da Península Ibérica, explanando o papel das legiões na manutenção e vigilância das explorações mineiras.

No Capítulo I, intentou-se ilustrar o que foi a mineração desde a Pré-história à Época Romana. Procurou-se apurar o que as fontes clássicas e a epigrafia nos transmitiram sobre o assunto. Estudaram-se as características geológicas e mineralógicas de Tresminas e Jales. A concluir, referem-se os estudos científicos que foram realizados até à data.O Capítulo II versa sobre a tecnologia e logística romana utilizadas na exploração do local, dando-se especial destaque ao moinho de pilões, pela sua singularidade e por representar “tecnologia de ponta” nas explorações mineiras de Época Romana.O Capítulo III versa sobre a cultura material, que nos fornece, através da sua evolução, cronologias para as diversas etapas da exploração.No último capítulo procura-se enquadrar a exploração mineira de Tresminas e Jales no contexto económico e político da conquista da Península Ibérica, explanando o papel das legiões na manutenção e vigilância das explorações mineiras.

Palavras-chave : época romana, mineração, tecnologia, geologia

Agenda
From 02.11.2017 to 16.11.2017
Palácio do Vimioso
From 03.11.2017 to 17.11.2017
Palácio do Vimioso
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018
From 13.09.2017 to 31.07.2018
Assinatura de Protocolo
At 04.01.2018
10:30 | Sala de Docentes | Colégio Espírito Santo
MASLOWATEN na magazine oficial do Horizonte 2020
At 14.12.2017 | 18:00
Published in 14.12.2017