Orientação: Jorge Bonito & Adelinda Candeias
Este estudo teve como finalidade apresentar contributos para a avaliação da eficácia em Educação para Saúde, como forma de aperfeiçoamento do que já vem ocorrendo nos contextos educacionais. Para tanto, foi realizado um aprofundamento das questões relativas à Educação para Saúde realizada por projeto. Desenvolveu-se um estudo de cunho qualitativo com características de multicasos, tomando-se como base a utilização de 28 entrevistas feitas em 14 escolas da região do Alentejo. As evidências de maior atenção foram o tempo e a carga horária proveniente das exigências do legislativo que se apresentam como angústia e influência na diminuição da eficácia da Educação para a Saúde. Os resultados evidenciaram a necessidade de serem revistas questões relativas às dimensões estudadas com efeito no desenvolvimento, construção, implementação e tipo de avaliação dos Projetos de Educação para Saúde.
Palavras chaves: Educação para Saúde, Projetos Educativos, Avaliação, Escola.