Orientação: Ana Telles Béreau
Esta tese debruça-se sobre um fenómeno conhecido como Contextual Interference Effect (CIE) e sua aplicação ao estudo do reportório para clarinete, procurando avaliar e descrever as vantagens da sua utilização na preparação da performance musical.
O CIE, aplicado à música, propõe uma forma diferente de trabalho, revelando grande eficácia na aquisição e retenção de competências motoras, e favorecendo, também, a transferência das mesmas para situações de performance. Esta descoberta de Battig (1966) baseia-se no princípio de que a transferência e aplicação de uma determinada competência em diferentes contextos é facilitada pela variação e interferência no contexto durante a sua aprendizagem. O autor descobriu que, durante o processo de aquisição de competências, os fatores que possam exagerar a dificuldade de uma tarefa,tornando-a mais complicada de executar, facilitam a sua memorização e consequente transferência para momentos distintos de performance. Esta tese debruça-se sobre um fenómeno conhecido como Contextual Interference Effect (CIE) e sua aplicação ao estudo do reportório para clarinete,procurando avaliar e descrever as vantagens da sua utilização na preparação da performance musical.O CIE, aplicado à música, propõe uma forma diferente de trabalho, revelandogrande eficácia na aquisição e retenção de competências motoras, e favorecendo, também, a transferência das mesmas para situações de performance. Esta descoberta de Battig (1966) baseia-se no princípio de que a transferência e aplicação de uma determinada competência em diferentes contextos é facilitada pela variação e interferência no contexto durante a sua aprendizagem. O autor descobriu que, durante o processo de aquisição de competências, os fatores que possam exagerar a dificuldade de uma tarefa,tornando-a mais complicada de executar, facilitam a sua memorização e consequente transferência para momentos distintos de performance.
Palavras chave: Contextual Interference Effect, clarinete, performance, estudovariado