A 29 de setembro|2017, no Auditório Colégio Mateus D’Aranda, realizou-se a 3ª Conferência enquadrada na temática do Desenvolvimento e Segurança , promovida pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora – CICS.NOVA.UÉvora. Contou com a presença da Eurodeputada Drª Ana Gomes e de investigadores das 5 Instituições de Ensino Superior que constituem o CICS.NOVA – FCSH/UNL, UAçores, UÉvora, IPLeiria e UMinho, encerrando o Ciclo de Conferências Desenvolvimento, Direitos Humanas e Segurança , cumprindo desta forma as iniciativas propostas no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global – “Construindo pontes entre os pensamentos globais e as ações locais”.
Conferência que pretendeu contribuir para o enriquecimento da reflexão em torno do Multiculturalismo e Segurança face às dinâmicas de (des)entendimento global. Paralelamente, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030, pressupõe assegurar que as responsabilidades da nossa vivência quotidiana sejam partilhadas globalmente.
Neste âmbito, e assinalando-se em 2017 os 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma, somos hoje confrontados com indícios de disrupção de valores e objetivos consagrados no modelo de integração europeia, com possíveis implicações no que é tido como o seu potencial de catalisador de paz e segurança.
Após a Conferência Inaugural, intitulada “Migrações e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ”, proferida pela Eurodeputada Drª Ana Gomes, dinamizou-se uma mesa redonda de reflexão sobre a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: novos e emergentes , moderada pela Professora Ana Vieira do Instituto Politécnico de Leiria, que contou com as seguintes apresentações:
Esta 3ª Conferência fecha o Ciclo de Conferências, e que contou nas duas anteriores edições com a presença do Dr. José Ramos-Horta (Prémio Nobel da Paz) e do Dr. Jorge Sampaio (Presidente da República 1996-2006), para abordarem respetivamente as temáticas da “Cooperação e Desenvolvimento Sustentável: rumo a um mundo melhor” e dos “Refugiados no Mundo e a criação de um mecanismo de resposta rápida para a educação superior nas emergências”.
A reflexão partilhada dos Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030 foram uma constante no decorrer das mesas redondas, que integraram investigadores do CICS.NOVA. A nova agenda de desenvolvimento é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade , e no fortalecimento da paz com mais liberdade, assente numa parceria global .
A análise sobre o processo de profundas transformações do mundo em que vivemos, nos vários domínios sociais, económicos e ambientais, foi o que nos propusemos desenvolver com este Ciclo de Conferências. E estamos convictos que foi possível construir verdadeiras pontes de reflexão crítica no comprometimento do que é papel das ciências sociais para a compreensão e ação sobre a realidade social.
Poderá consultar mais informação aqui:
A Eurodeputada Drª Ana Gomes teve ainda a gentileza de partilhar a sua visão sobre diversos assuntos em entrevista ao Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Évora.
Link da entrevista:
http://www.uevora.pt/media_informacoes/Entrevista-UE/(item)/23110