NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Arquitectura
ARQUITECTURA EM TERRAS ERMAS - Cenários no Litoral Alentejano
Cláudia Alexandra de Oliveira Calado Gaspar

ARQUITECTURA EM TERRAS ERMAS - Cenários no Litoral Alentejano

Orientação:  Miguel Reimão Lopes da Costa & João Gabriel Candeias Dias Soares

A presente investigação incide na caracterização das estruturas arquitetónicas características do Alentejo litoral – os montes – procurando estabelecer relações da sua génese e forma com o território, numa perspectiva simultaneamente analítica e propositiva. O território é aqui entendido, não apenas de um modo restringido às características biofísicas e climáticas, mas também enquanto resultado de diversos processos de antropização que ocorrem ao longo da história, dando-se especial relevância à evolução do sistema agrário e à compartimentação da propriedade, que está na origem de muitos montes.
Perante a problemática da desertificação e do abandono dos lugares e da arquitetura tradicional neste território do Alentejo litoral, procurar-se-á, refletir-se sobre a salvaguarda, conservação e regeneração do património construído, preservando a sua identidade, cultura, valor social; e fazer-se o reconhecimento dos elementos relevantes na arquitetura vernacular do monte alentejano, considerando as transformações da paisagem, as relações espaciais, a morfologia dos elementos construídos, os materiais e as técnicas construtivas.
O objetivo será o de contribuir para o conhecimento do património rural agrícola construído, já considerado noutros estudos, mas comportando uma abordagem tipológica e morfológica restringida aqui a parte do Alentejo Litoral. Pretende-se propor uma análise crítica correspondente a um momento na história do sistema agrário e do património construído no território que visa entender as suas dinâmicas e respetivas influências na arquitetura vernacular, desde a sua génese até hoje. Considera-se também uma dimensão propositiva através da investigação em projecto, em que o pressuposto projectual decorre da leitura e interpretação do objecto.
Coloca-se, por um lado, uma hipótese de leitura dos montes através de um corte morfológico que articula três sistemas no território (costa, serra e peneplanície), onde se identificam pontos (montes) e se reconhecem linhas (relações). Por outro lado é colocada a hipótese de um olhar para o território a partir dos montes, que constituíram e constituem elementos estruturantes na construção do território. Trata-se, em ambos os casos, de uma leitura morfológica para uma abordagem estratégica.

Desta investigação em projeto resulta um momento propositivo que corresponderá à reflexão acerca da atuação no património rural, frágil e despovoado dos montes, procurando compreender como é que os montes podem ter um papel num território de produção. “O que fazer com o legado dos montes?”.
Mais do que soluções a partir de um programa específico, é desenvolvida uma abordagem sistemática e um horizonte de possibilidades, enunciado em seis linhas – Linha de litoral, linhas de água, linhas de festo, linhas de vento, linhas de velocidade e linhas de distribuição – resultantes da leitura que se faz do território a partir do monte, procurando obter uma visão estratégica para o território e para o legado dos montes. Ulteriormente é feita uma abordagem crítica às possibilidades avançadas, de modo a enquadrar três propostas concretas – um ensaio em pontos baixos, um ensaio em pontos altos e um ensaio em pontos médios – a partir do âmbito disciplinar da arquitetura e recorrendo à técnica da cenarização. As propostas são estruturadas e apresentadas com elementos gráficos e descritivos próprios na representação em arquitetura.

Palavras-Chave: monte, arquitetura vernacular, paisagem, Alentejo litoral, cenário

Agenda
02.10.2017, 14:30, Sala 205 do Palácio do Vimioso na Universidade de Évora
19.10.2017, 14:30, Sala dos Atos da Reitoria da Universidade da Beira Interior
From 02.11.2017 to 16.11.2017
Palácio do Vimioso
From 03.11.2017 to 17.11.2017
Palácio do Vimioso
II Ciclo de Conferências
From 19.05.2017 to 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018
From 13.09.2017 to 31.07.2018