NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2017
Agenda
Colóquio Internacional Violência Doméstica: Olhares sem fronteira

Em face do fenómeno da violência doméstica – persistente, transversal e sem fronteiras – a Academia não pode assumir uma posição de neutralidade, sobretudo em relação à comunidade em que se circunscreve, nem, na perspetiva oposta, a comunidade deve desconhecer a atividade investigativa que na academia se desenvolve. É neste espírito de abertura recíproca que se promove a realização do Colóquio Internacional Violência doméstica: olhares sem fronteira, dando a conhecer, num quadro multidisciplinar, investigações nacionais e internacionais, abordando narrativas sobre o concreto e o limite da vulnerabilidade das vítimas e valorizando a configuração de vias de aproximação pessoal e intervenção social.

 

Os departamentos de Filosofia e de Sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, a que se associa a Escola de Artes da mesma Universidade, organizam um colóquio dedicado ao problema da violência doméstica, a decorrer nos dias 13 e 14 de outubro, na Universidade de Évora. O primeiro dia decorrerá no Colégio Mateus d’ Aranda (Rua do Raimundo, nº 104) e o segundo, no Colégio do Espírito Santo (Largo dos Colegiais, nº 2).

Caso queira participar com uma comunicação, está aberto o prazo para envio de propostas, até ao dia 29 de Setembro. Os resumos deverão incidir sobre um dos seguintes temas do Colóquio:

  • Violência doméstica nas relações de intimidade
  • Violência doméstica contra minorias étnicas
  • Avaliação e gestão do risco
  • Sistemas de intervenção e políticas sociais
  • Prevenção da violência doméstica
  • Profissionais e práticas de atendimento e apoio à vítima
  • Violência doméstica e sistema de justiça
  • O papel dos movimentos sociais e feministas no combate à violência doméstica
  • Os media e representações da violência doméstica
  • O sistema de saúde e o combate à violência doméstica
  • Violência doméstica e os sistemas de educação formal

Os resumos das propostas de comunicação devem ter um máximo de 250 palavras, e deverão ser submetidos com os seguintes elementos:
- Título
- Autores (nome, filiação e email)
- Até 5 palavras-chave

Cada participante terá 15 minutos para expor a sua comunicação no Colóquio.

Para mais informações, consulte o site oficial: www.cics.nova.fcsh.unl.pt  e http://www.cidehus.uevora.pt

Instruções de registo e inscrição:

 1.     Realize o seu registo em https://sge.uevora.pt (receberá um email de confirmação para finalizar o seu registo)

2.     Realize o login em https://sge.uevora.pt e aceda ao separador “eventos” selecionando o evento pretendido

3.     Selecione a opção "Inscrever" nas opções laterais do lado direito

4.     (Opcional, se quiser submeter um resumo) Selecione a opção "Submeter resumo" nas opções laterais do lado direito

5.     Depois da pré-inscrição selecione a opção "Confirmar Inscrição" nas opções laterais do lado direito

6.     Está disponível o pagamento por transferência bancária, cujos dados se encontram na informação do evento, ou pagamento por paypal.

7.     No caso do pagamento por transferência bancária, depois de realizado o pagamento,  selecione a opção "Confirmar o Pagamento" onde poderá preencher os dados para faturação e fazer o upload do comprovativo de pagamento.

From 13.10.2017 to 14.10.2017
Colégio Mateus d'Aranda e Colégio do Espírito Santo
Agenda
02.10.2017, 14:30, Sala 205 do Palácio do Vimioso na Universidade de Évora
19.10.2017, 14:30, Sala dos Atos da Reitoria da Universidade da Beira Interior
From 02.11.2017 to 16.11.2017
Palácio do Vimioso
From 03.11.2017 to 17.11.2017
Palácio do Vimioso
II Ciclo de Conferências
From 19.05.2017 to 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
Ciclo de Conferências do Departamento de Economia - 2017-2018
From 13.09.2017 to 31.07.2018