O IIFA é o Instituto de Formação e Investigação Avançada na Universidade de Évora. Reúne todos os seus Centros e Cátedras de Investigação, unidades essenciais ao avanço de Conhecimento. Mas é também a Escola Doutoral da Universidade, uma função lógica, já que é nos seus Centros e Cátedras que está a capacidade directa de proporcionar temas e oportunidades para surgirem doutoramentos de qualidade.
Na realidade, a Universidade existe para formar os seus alunos ao mais alto nível possível, nas suas áreas de competência, preparando-os para a utilização do Conhecimento adquirido, nas tarefas que venham a desempenhar na sua vida profissional. Nesta palavra “Conhecimento” está contida a forma para a aquisição do mesmo, o método científico. Na Universidade de hoje, Conhecimento e Ciência estão profundamente ligados. Ao avanço da Ciência corresponde o avanço do Conhecimento e, por isso, a Universidade tem de preocupar-se de forma profunda com a investigação e com a contribuição desta para as áreas do Conhecimento em que ensina.
A Ciência exige profissionais especialmente preparados e treinados para fazer avançar essa fronteira dos limites do que vamos entendendo e, também, transformando em aplicações tecnológicas.
Este é o nível do 3º ciclo, o nível dos que buscam o grau mais elevado da formação académica, o do doutoramento.
O Conhecimento, contudo, não se esgota na Ciência. Um bom exemplo disso são as Artes com outra abordagem, que tem nas emoções (com ou sem uma racionalização a acompanhá-las) um veículo mais para a compreensão e para o usufruto do mundo que nos rodeia, e que não necessitam de ter qualquer interceção explicita com o mundo da Ciência. Mas que não deixam de exigir o mesmo rigor e seriedade de abordagem, que constituem o apanágio do mundo científico, rigor e seriedade que as Artes partilham, de forma idêntica, ao mais alto nível da formação.
Os actores deste universo são os professores, investigadores e alunos de 3º ciclo que constituem a Escola Doutoral da U. Évora.
É um espaço diferente das demais Escolas da Universidade de Évora. Por definição. Mais aberto, mais livre, muito mais desafiante, precisamente para poder ir empurrando sempre para mais longe a envolvente do Conhecimento.
Temos feito um esforço para que este espaço e as capacidades nele contidas, proporcionem aos nossos alunos, para lá da formação científica sólida nas áreas de cada um, uma formação em competências transversais, que será muito útil para o mercado de trabalho em que se vão inserir e também tendo em vista uma permanente facilitação da sua internacionalização.
Estas iniciativas de caracter transversal ajudam a cruzar culturas, conhecimentos e competências, e a contribuir para um sentido de escola e de pertença a essa escola, que consideramos essencial para a prática da própria pedagogia de ensino do 3º ciclo.
As Universidades presentes têm as suas abordagens próprias a este tipo de preocupações mas o seu objectivo é o mesmo.
Julgámos que era importante pôr em Rede as nossas experiencias, as soluções que vamos encontrando, reforçando assim a qualidade da nossa oferta, aos nossos alunos, sejam de onde forem.
Queremos dar, em seguida, um passo para fora, encarando desde logo a possibilidade de integrar uma Rede maior que nos conduza, para começar, a uma perspetiva ibérica nesta matéria.
O primeiro passo, é a assinatura do Acordo Nacional agora estabelecido.