NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Sociologia
Gostos e disposições musicais
Francisco Almeida

Gostos e disposições musicais

Orientação:  Luís de Melo Campos

Este estudo visa abordar o campo da música, dando especial enfoque aos modos de relação com a música na perspetiva da receção, ou seja, pelo lado dos fruidores musicais.

As constantes mudanças no mundo da música e a introdução das novas tecnologias trouxeram novas formas de produzir e consumir música, as quais se repercutiram significativamente na relação que as pessoas têm com esta arte tão presente nas mais diversas situações do quotidiano.

Envereda-se por uma perspetiva sociológica baseada essencialmente na teoria da prática de Pierre Bourdieu e no conceito de modos de relação com a música desenvolvido por Luís Campos, visando analisar a relação que as pessoas estabelecem com a música, nomeadamente os seus gostos musicais e disposições associadas à fruição musical, sua construção, desenvolvimento e atualização.

Adotou-se uma estratégia de investigação que visa compreender e interpretar o sentido dos fenómenos musicais com base numa contextualização social das interpretações que os indivíduos emprestam às suas fruições musicais.

No essencial, pretendeu-se progredir no conhecimento sociológico das práticas e fruições musicais, mas também contribuir para investigar e desenvolver a problemática da construção e atualização de disposições ali envolvidas.

Palavras-chave: música, habitus, disposições, fruição musical

Agenda
Lançamento e Apresentação Global do PIAAC-AC
Seminário de Alteraçõies Climáticas
At 03.04.2017
09:30 | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
At 04.04.2017
13:00 | Sala 124, Colégio do Espírito Santo (13 horas)