NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências do Ambiente
Flora e vegetação da paisagem protegida da Serra de Montejunto
Cidália Maria Vinagre

Flora e vegetação da paisagem protegida da Serra de Montejunto

Orientação: Carlos José Pinto Gomes & Francisco María Vázquez Pardo

A paisagem protegida da Serra de Montejunto, marcada por uma ação antrópica milenar, ainda encerra alguns resquícios de vegetação primitiva, que testemunham a potencialidade vegetal deste território, no âmbito do carvalho de Arisaro simorrhini-Quercetum broteroi .

A área de estudo, um grande anticlinal de origem calcária, cujo ponto culminante atinge os 666m de altitude, desfruta de uma localização geográfica privilegiada, entre o litoral e o vale do Tejo, funcionando como uma barreira à influência oceânica, que, ao integrar o sistema montanhoso Montejunto – Estrela, separa a parte do País mais chuvoso da mais seca.

Dada a singularidade deste território, refletida no seu coberto vegetal, e face à ausência de estudos científicos detalhados sobre a flora e a vegetação, tenta colmatar-se esta carência através da concretização deste trabalho. Assim, após uma breve introdução, procede-se a uma caracterização do território e ao levantamento e estudo da flora atual, destacando-se o seu valor patrimonial, com base em diversas particularidades, dando-se relevo aos taxa raros, endémicos e protegidos por lei, bem como às novas citações de espécies para Portugal e para a região. Segue-se a descrição sintaxonómica da vegetação, segundo a metodologia fitossociológica, o levantamento dos habitats naturais e seminaturais presentes e a análise das séries de vegetação identificadas. Para complemento das fases anteriores apresenta-se um estudo toponímico, destacando-se os fitotopónimos, e o levantamento da etnoflora seguindo-se duas abordagens distintas: na primeira são analisados os usos gerais e na segunda os usos associados às plantas medicinais.

Da análise da flora e da vegetação locais, elaboram-se medidas de gestão com vista à recuperação e preservação da biodiversidade, através da aplicação de técnicas de gestão habitats , onde se verifique o envolvimento da população e a manutenção dos usos tradicionais, tendo sempre em vista o ordenamento do território e a conservação e valorização da Paisagem Protegida.

Palavras-chave: Flora, Vegetação, Serra de Montejunto, Etnobotânica, Gestão.

Agenda
Lançamento e Apresentação Global do PIAAC-AC
Seminário de Alteraçõies Climáticas
At 03.04.2017
09:30 | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
At 04.04.2017
13:00 | Sala 124, Colégio do Espírito Santo (13 horas)