Orientação: Soumodip Sarkar & An tónio Fernandes
A presente tese tem o objetivo principal de abordar o papel da educação para o empreendedorismo no processo de formação da intenção empreendedora de universitários brasileiros. O estudo está estruturado em duas partes: A primeira parte, a partir de uma análise bibliométrica, em particular a análise de copalvras, descreve a evolução conceitual da educação para o empreendedorismo como um campo científico, numa perspectiva longitudinal, com documentos extraídos da plataforma ISI Web Of Science. O desenvolvimento conceitual do campo, depois de sair do seu estágio embrionário na década de 1990, chega à sua maturidade em 2013 como um campo científico com muitas contribuições para o conhecimento da área, com confirmações e desconfirmações de achados relevantes e, acima de tudo, com a responsabilidade de aprofundar aqueles conteúdos pouco explorados ou explorados com baixo nível de rigor científico. A segunda parte propõe e avalia um modelo teórico, capaz de explicar a formação da intenção empreendedora dos estudantes em função das variáveis preditoras: educação para o empreendedorismo, autoeficácia empreendedora e atratividade percebida. Os dados empíricos foram tratados recorrendo-se à análise de modelos de equações estruturais. Os resultados poderão servir de base para estabelecer uma série de ponderações sobre a função mais eficaz da educação em promover e desenvolver as atitudes e as intenções em relação ao empreendedorismo. Entre as variáveis analisadas, a autoeficácia empreendedora e atratividade percebida foram as que mais explicaram as intenções. Nesse sentido, o ensino do empreendedorismo poderá transformar os antecedentes da intenção empreendedora em fundamentos pedagógicos voltados à viabilização de uma extraordinária estratégia educacional.
Palavras-chave: Educação para o empreendedorismo, empreendedorismo, intenção empreendedora, análise bibliométrica.