NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Gestão
A Logística como fator de competitividade para a melhoria da eficiência e da performance das pequenas e médias empresas
Rui Manuel Mansidão

A Logística como fator de competitividade para a melhoria da eficiência e da performance das pequenas e médias empresas

Orientação:  Luís Alberto Godinho Coelho & Filipe José Didelet Pereira

Num ambiente altamente competitivo da economia atual, onde as empresas se deparam com uma intensa concorrência, escassez de recursos e conjunturas económicas desfavoráveis, as organizações empresariais necessitam de encontrara processos e métodos de gestão que permitam o seu desenvolvimento, maior eficiente e melhores resultados.

Neste contexto económico, de grande competição por clientes e recursos, a Logística desempenha um papel de relevo na sua relação com o mercado ao disponibilizar os produtos e serviços aos clientes.

Por esse motivo, nos últimos anos têm sido consideráveis as publicações que reconhecem a importância da Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento no desempenho das empresas. No entanto, esta relação tem sido estudada à escala das grandes empresas e numa perspetiva de supply chain managemen ”. Têm sido relativamente escassos os estudos sobre a importância da função logística nas pequenas e médias empresas.

Essa escassez foi uma das razões da escolha como foco central desta tese, do estudo da relação entre o desempenho da função logística, as vantagens concorrenciais e o desempenho organizacional nas PMEs, as quais assumem grande importância para a economia nacional.

Nesse sentido foi realizada uma revisão da literatura e desenvolvido um quadro conceptual onde se definem três eixos da análise, que são o Desempenho Logístico, definido como o grau de eficiência, a eficácia e a diferenciação associado com a realização das atividades logísticas, as Vantagens Competitivas e o Desempenho Organizacional.

Ao analisar a influência do desempenho logístico no desenvolvimento de vantagens perante o mercado e numa melhor rentabilidade nas PMEs, esta tese pretende contribuir para uma melhor compreensão do enquadramento da função logística nas PMEs nacionais, desenvolver um modelo de análise para o estudo do desempenho logístico e das vantagens competitivas nas PMEs e compreender a influência do desempenho logístico na performance das pequenas e médias empresas.

Os constructos do modelo de investigação são validados através de uma combinação de dados recolhidos por um instrumento de pesquisa desenvolvido, para o efeito e aplicado a uma amostra de pequenas e médias empresas nacionais e por dados secundários obtidos em duas bases de referência.

O modelo proposto foi estimado através do método Partials Least Squares (PLS), com a ferramenta informática SmartPLS. A análise estatística dos dados confirma a validação do modelo e corrobora os objetivos subjacentes a este trabalho de investigação.

Por fim e como complemento à aplicação da técnica do PLS, as variáveis latentes do modelo de investigação foram sujeitas à análise dos efeitos combinatórios através do método do fsQCA. Os resultados obtidos reafirmam a importância do desempenho logístico no desenvolvimento de vantagens competitivas e na performance organizacional.

No cômputo global, esta tese encontrou suporte empírico para concluir que o desempenho das atividades logísticas, através da eficiência, eficácia e da diferenciação do processo logístico, tem influência no desenvolvimento de vantagens ao nível concorrenciais e no desempenho organizacional, a nível financeiro, das pequenas e médias empresas.

Palavras-chave: Logística, desempenho, vantagens competitivas, eficiência, eficácia, diferenciação, performance organizacional e pequenas e médias empresas.

Agenda
Lançamento e Apresentação Global do PIAAC-AC
Seminário de Alteraçõies Climáticas
At 03.04.2017
09:30 | Colégio do Espírito Santo | Sala 131
At 04.04.2017
13:00 | Sala 124, Colégio do Espírito Santo (13 horas)