O projeto MICROTECH-ART pretende desenvolver uma ferramenta analítica rápida baseada na técnica FISH, que permita de uma forma eficaz a análise das comunidades microbiológicas que proliferam em obras de arte, possibilitando a sua utilização tanto por especialistas como por não especialistas na área. Em 2014 o nosso grupo de investigação desenvolveu duas abordagens inovadoras: i) novas aplicações da técnica FISH através de ensaios de simulação, para avaliar a presença de agentes biológicos em bens patrimoniais; e ii) novos fluorocromos derivados de cumarina solúveis em água para obtenção de novas sondas FISH. Estes ampliam as potencialidades da técnica FISH e encorajam a equipa a investir neste projeto. O projeto MICROTECH-ART representa uma abordagem inovadora e crucial para o progresso dos estudos de biodeterioiração do Património Cultural e pretende revolucionar a investigação nesta área.
Financiamento nacional: FCT
Investigador Responsável: Marina Gonzalez
O projeto DB-HERITAGE visa:
Financiamento nacional: FCT
Investigador Responsável: António Candeias (HERCULES)
Financiamento nacional: FCT
Investigador Responsável: António Candeias (HERCULES)
O projeto "ColourStone: A cor de mármores e calcários comerciais: causas e alterações " vai contribuir para compreender a cor dos mármores e calcários portugueses, antecipando as suas alterações. A equipa do projeto " pretende explicar através de métodos geoquímicos, mineralógicos e bioquímicos a cor e a descoloração das principais rochas carbonatadas, comercialmente importantes em Portugal. É expectável que os resultados do projeto influenciem futuras aplicações tecnológicas, tornando possível a certificação e garantia da cor das pedras comercializadas. Estes resultados irão contribuir para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais e criação de ferramentas de certificação que, deste modo, irão gerar um valor acrescentado para a Pedra Natural Portuguesa e Europeia, nos mercados internacionais.
Financiamento nacional: ALENTEJO 2020
Investigador Responsável: José Mirão (HERCULES)
O Projeto HIT3CH (H ERCULES I nterface for T echnology T ransfer and T eaming in C ultural H eritage) foi co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo)
Este projeto visa promover a transferência de tecnologia no eixo património cultural e natural e em setores afins, reforçando a investigação orientada para a resolução de problemas ou desafios que se colocam neste setores, com efeitos no crescimento económico e sócio-cultural.
Tem subjacente o estímulo à facilitação da aproximação entre a investigação que se faz no laboratório HERCULES e as empresas/empreendedores, concorrendo para mitigar o défice de afirmação competitiva das indústrias culturais e constituindo uma oportunidade para a consecução dos objetivos do plano regional de desenvolvimento do Alentejo. O perfil inovador que caracteriza o sector cultural e criativo favorece a sua abertura a novas oportunidades e à exploração de novas abordagens que permitem acrescer fatores de competitividade e atração.
Financiamento nacional: ALENTEJO 2020
Investigador Responsável: Ana Teresa Caldeira (HERCULES)