NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2016
Divulgação Científica

CQE
Iniciativas na Semana da Ciência e Tecnologia 2016

Iniciativas na Semana da Ciência e Tecnologia 2016

A QUÍMICA DAS CORES

Nesta atividade é proposto um conjunto de experiências onde as mudanças de cor estão presentes. A obtenção de precipitados coloridos, a mudança de cor de soluções devidas a alterações do seu PH, a preparação de soluções cuja coloração vai e vem como resultado de reações químicas reversíveis, são alguns exemplos que ajudam os mais novos a descobrir que a Química também é colorida.

Contacto: mtf@uevora.pt

A QUÍMICA DESCOBRE O CRIME

A sala estava composta. Todos queriam assistir ao novo filem de terror de Tarantino. O suspense pairava no ar a cada grito, ranger de portas ou momento musical. Todos estavam agarrados às cadeiras na expectativa de culminar do filme. Numa das cenas, o assassino apanha a vítimae, num só golpe corta-lhe a garganta. Ouve-se um grito agudo, seguido por outro, desta vez num timbre diferente ouvido na sequência de um disparo. Nos primeiros instantes o cinema ficou silencioso, sem se ouvir sequer respirar. Na mente global ainda estava bem presente o jorro de sangue que brotou do corpo degolado, mas ainda mais assustador os gritos que ainda ecoavam e que de repente pareciam demasiado reais. Apenas um jovem casal se tinha apercebido do verdadeiro terror onde todos seriam imersos ao momento seguinte. Na última fila um jovem rapz tinha sido brutalmente assassinado. Aparece para saber como termina a história e para saber como a Química ajuda a descobrir crimes.

Contacto: jjvn@uevora.pt 

DETETIVES DA CIÊNCIA: O CASO ASPIRINAR

Quem nuna sonhou em ser um detetive famoso? Com tantas histórias clássicas, como as de Sherlock Holmes e de Hercule Poirrot, e com tantas séries atuais, como o CSI e Ossos, é fácil imaginar uma vida cheia de casos para solucionar. E sempre com a ciência a ajudar!

O Caso. Como é sabido, a aspirina é um dos analgésicos mais usados em todo o mundo, O responsável por tais propriedades é o ácido acetilsalicílico (AAS) - principio ativo deste medicamento. A profusãom de venda de medicamentos em vários locais, nomeadamente pela internet, potenciou a falsificação de medicamentos. Assim o objectivo deste caso é desvendar se existe mesmo AAS em comprimidos que estão à venda no mercado, avaliar a sua pureza e se os mesmos vão ou não ser eficazes no alívio das dores! Vamos a isto, Detective da Ciência? Síntese do ácido acetilsalicílico (AAS). Purificação do AAS sintetizado por recristalização. Extração do AAS de comprimidos de AspirinaR. Análise qualitativa do AAS sintetizado, purificado, extraído e armazenado.

Contacto: pcg@uevora.pt