NEWSLETTER
Trimestral | Nº 04 - 2016
Divulgação Científica

CICS.NOVA.UÉvora
Ciclo de Conferências no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global e dos Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030

Ciclo de Conferências no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global e dos Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030

O ano 2016 foi o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) - "Construindo pontes entre os pensamentos globais e as ações locais"

O IYGU foi uma iniciativa conjunta do Conselho Internacional de Ciências Naturais (ICSU), do Conselho Internacional das Ciências Sociais (ISSC) e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), que procurou promover a integração dos conhecimentos científicos nos estilos de vida que se desejam mais sustentáveis.

A integração dos conhecimentos científicos nos estilos de vida é precisamente um dos propósitos assumidos pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e, particularmente, pelo pólo sedeado na Universidade de Évora. Neste âmbito, e para, também, comemorar o primeiro ano de existência do CICS.NOVA e do CICS.NOVA.UEvora, está em curso, desde janeiro de 2016, um Ciclo de Conferências subordinado ao tema “Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança” . Este ciclo de conferências, devidamente enquadrado nas comemorações do Ano internacional do Entendimento Global, é da responsabilidade do CICS.NOVA.UÉvora e prolongar-se-á até fevereiro de 2017.

A 1ª Conferência do Ciclo de Conferências, que foi dedicada às questões da Cooperação e do Desenvolvimento Sustentável: Rumo a um Mundo Melhor , teve lugar no passado dia 20 de janeiro, na Universidade de Évora, tendo contado com a presença do Dr. José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz, como orador da conferência inaugural intitulada “Cooperação: Liberdade, Justiça e Paz no Mundo”, cuja moderação esteve a cargo do Dr. Adelino Gomes.

A 2ª Conferência, realizada a 12 de outubro, versou sobre a problemática dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável e abriu com uma palestra proferida pelo Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República (1996-2006), que desenvolveu a temática “Refugiados no Mundo e a criação de um mecanismo de resposta rápida para a educação superior nas emergências, sob a moderação do Dr. José Manuel Rosendo, jornalista e repórter de guerra. Este painel contou ainda com a participação dos estudantes sírios que frequentam cursos na Universidade de Évora ao abrigo da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, coordenada por Jorge Sampaio, O grupo de estudantes sírios, apresentou as suas experiências e vivências desde a Síria ao país de acolhimento, enaltecendo a oportunidade única deste apoio para continuarem os seus estudos superiores interrompidos pela violência.

Em cada uma das Conferências, às palestras inaugurais seguiram-se, em formato de Mesa Redonda, reflexões sobre as questões subjacentes aos objetivos do desenvolvimento sustentável, apresentadas por investigadores das cinco Instituições de Ensino Superior que constituem CICS.NOVA. A parceria colaborativa a que se faz apelo na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável como plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, pretende ser transposta para uma integração colaborativa dos investigadores do CICS.NOVA a partir da interdisciplinaridade das suas investigações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: a económica, a social e a ambiental.

Esta modalidade de trabalhos manter-se-à na terceira e última Conferência, que fecha este Ciclo, agendada para Fevereiro de 2017, e que visa dar um contributo para o enriquecimento da reflexão em torno da temática do Multiculturalismo e da Religião face às dinâmicas de (des)entendimento global. 

Este Ciclo de Conferências assenta na convicção que o entendimento global é numa primeira instância cultural e científico, e que a participação interdisciplinar dos oradores convidados permitirá deixar o registo do CICS.NOVA.UÉvora na Agenda Global a partir de uma clara, objetiva e descomprometida reflexão sobre as questões centrais do Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. E p artindo do lema  principal da efeméride internacional, a que esta iniciativa está associada, “Construindo pontes entre os pensamentos globais e as ações locais ”, acreditamos que essas pontes vão-se construindo em cada uma das Conferências pela capacidade de mobilização no quadro de uma convergência global dos comportamentos locais orientados para a sustentabilidade.

 Saudade Baltazar | CICS.NOVA.UÉvora