Orientação: Filipe Mesquita de Oliveira & Liliana Bizineche
Nesta dissertação pretendemos analisar a interpretação do papel do tenor nas óperas Lucia di Lammermoor e L´Elisir d´Amore de Gaetano Donizetti, estudando os principais fatores que influenciaram a interpretação do papel do tenor e como esta mudou ao longo dos anos, por comparação de gravações destas óperas com 50 anos de intervalo entre si. O período do bel canto está associado à linha de canto ornamentada para exprimir emoções o que, por consequência, exigiu em conjunto com outros aspetos, que a voz de tenor passasse a ter uma emissão distinta, especialmente no registo agudo. O contexto histórico e musical desta época, bem como os desenvolvimentos técnicos que se verificaram, influenciaram a forma de cantar e introduziram o tenor como papel principal nas óperas, com todos os desafios de cantar na zona de passagem, de domínio da respiração e de respeito pelas diversas formas de expressão musical que os compositores do período do bel canto usavam como veículos de interpretação e expressão dos sentimentos.
A escolha destas duas óperas de Donizetti assenta num gosto pessoal e nos contrastes interpretativos dos personagens Edgardo e Nemorino que são analisados nesta dissertação sob o ponto de vista interpretativo, analisando a problemática de cada papel e como o percurso tonal destas obras influência as performances dos intérpretes.
Palavras-chave: Donizetti, falsetto, interpretação, legato, linha de canto, tenor, tenor lírico, tenor ligeiro, registo de peito, registo de cabeça, voz.